PMAE Industrial – Você tem e sabe quais são seus benefícios?

O Plano de Monitoramento de Água e Efluente não é muito usual nas indústrias, sendo normalmente realizado como uma ferramenta municipal de mapeamento.

De qualquer forma, sua realização tem grandes benefícios na indústria, principalmente no entendimento do seu balanço hídrico, monitoramento de seus indicadores ambientais e principalmente na garantia de uma performance adequada e dentro da legislação vigente, reduzindo o risco de um passivo ambiental e consequentemente os riscos de multa e de associação ruim a marca.


Recomendamos um trabalho completo que leve em consideração sua localização, tipo de empreendimento / produto e seu impacto no consumo e destinação local, lembrando da necessidade de uma atualização constante deste documento e a multiplicação a todos os envolvidos direta ou indiretamente neste processo.


Segue abaixo uma lista de itens que acreditamos ser de grande importância neste trabalho, lembrando que quanto mais completo, mais acessível e claro, maior serão os benefícios deste trabalho.

Alguns itens de extrema importância que devem estar no PMAE Industrial:
·        Identificação da Bacia hídrica local;
·        Fontes principais de abastecimento;
·        Legislação vigente e compulsória de qualidade para uso e consumo;
·        Linha de abastecimento e de reciclo;
·        Consumidores primários e secundários;
·        Caracterização do efluente gerado;
·        Descrição do processo de tratamento de efluente;
·        Identificação e caracterização do corpo receptor do efluente tratado;
·        Legislação vigente e compulsória de qualidade ideal para descarte;
·        Construção de um Balanço Hídrico industrial dinâmico.


Caso tenha interesse a equipe da PACHA Ambiental conta com profissionais especialistas neste trabalho e estamos disponíveis para uma avaliação imediata de seu processo.

Gostou do conteúdo?
Deixe o seu comentário!

Sobre nós

Temos como propósito de apoiar no gerenciamento técnico e tecnológico todo ciclo de água e efluente, reduzindo os custos operacionais, garantindo e melhorando sua performance e minimizando os impactos ambientais

Outros artigos...

Curta a nossa Fanpage

Baixe o nosso e-book gratuito sobre Sistema de Iodos ativados!